04 dezembro 2011

SAP comprando empresa de solução em nuvem

Continuando o tema do meu artigo anterior, existe um aspecto interessante do processo de compra de soluções de TI que não tinha discutido com profundidade que é a distância entre o usuário e o vendedor da solução.

Chris Dixon observou bem esta situação no blog dele, aonde ele argumenta que raramente o usuário dentro da empresa é o comprador da solução. Na maior parte dos casos é a área de TI que analisa e verifica aspectos técnicos e comerciais e obriga a empresa a se submeter a esta decisão.

Chris argumenta que as soluções em nuvem estão mudando esta situação, em linha do que tinha comentado no meu artigo, e ele apresenta o caso da SAP estar adquirindo a SuccessFactors como exemplo desta mudança. A SAP sempre foi uma empresa baseada em soluções de software para empresas envolvendo vendas intensivas de serviços customizados trabalhando dentro dos clientes, e a SuccessFactors é uma solução toda baseada na nuvem para serviços internos as empresas.

Parece então que a SAP (como uma série de outras do segmento) estão tentando fazer uma curva no "transatlântico" e colocar alguns "ovos" chocando no futuro que está chegando.

Este processo de mudança não será tranquilo e o processo de redução da relevância da área de TI promete ser sangrento.